A manutenção preventiva é definida como a manutenção proativa do equipamento antes que um defeito ou falha ocorra. Ela envolve tarefas rotineiras para garantir que o sistema esteja funcionando da maneira ideal e evitar problemas antes que eles surjam.
Isso é semelhante à manutenção de rotina realizada em um carro. Da mesma forma que você precisa verificar periodicamente o óleo, as luzes, o motor e outras partes do carro para que ele funcione sem problemas; o mesmo princípio se aplica à manutenção preventiva de um computador.
Há várias medidas preventivas que você pode tomar, incluindo a instalação de atualizações do Windows, a verificação de vírus e Malware e a execução de programas de limpeza.
As verificações antivírus e anti-Malware devem ser executados pelo menos uma vez por semana.
Picos de energia e superaquecimento podem destruir equipamentos eletrônicos, portanto, proteja seu hardware investindo em um estabilizador e limpando seu equipamento periodicamente para remover a poeira.
A manutenção corretiva, comumente chamada de "reparo", é a correção de um problema depois que o computador já quebrou ou parou de funcionar.
O objetivo dessa forma de manutenção é restaurar a operacionalidade do sistema, corrigindo o problema ou substituindo os componentes danificados.
Medidas corretivas comuns envolvem a remoção de vírus e Malwares, a desinstalação de programas prejudiciais, a formatação e a execução de uma restauração do sistema, entre outros.
Para executar a manutenção corretiva, é importante primeiro diagnosticar o problema e descobrir a causa raiz.